Polêmica sobre a novela da Globo

Por ter um Instituto de formação em Coaching e PNL, assumo a responsabilidade em me posicionar sobre a polêmica criada pela novela da Globo sobre Coaching e Terapia. Como é sabido, embora sejam semelhantes quanto aos grandes benefícios que proporcionam, Coaching e Terapia são distintos, principalmente, quanto ao método, objetivo e público alvo.

Coaching é um processo de alavancagem pessoal e profissional que se utiliza de ferramentas e perguntas poderosas para ampliar a visão dos seus clientes sobre o melhor caminho a seguir com destino a um objetivo. O Coaching tem foco no futuro e opera com habilidades e competências. Terapia tem foco predominante no passado e se ocupa de diagnosticar e tratar disfunções.

Por isso, entendo que, num processo de Coaching, mesmo tendo formação, habilidades e ferramentas para trabalhar com excelência com Coaching e Terapia, o profissional Coache deve manter o foco no que realmente é Coaching, que embora não seja terapia proporciona indiretamente benefícios significativos à psiquê dos clientes, tais como elevação da autoestima e autoconfiança, libertação de crenças limitantes, ideias fixas e bloqueios, reintegra o indivíduo consigo, reinstala a funcionalidade no sistema familiar, promove satisfação pessoal e profissional, maximiza pontos fortes, desenvolve a autonomia, a flexibilidade e promove melhoria nos relacionamentos.

Recomendando que o profissional Coach analise se o Coaching é o melhor ou se a pessoa seria mais beneficiada com outras práticas, defendo, firmemente, que todos os profissionais de Coaching devam fazer, além da Formação em Coaching, a Formação em PNL (Programação Neurolinguística) e se possível em outras áreas do comportamento humano para que tenham o máximo de ferramentas para analisar se realmente o possível cliente é mesmo cliente para o processo de coaching ou deve indicar para um terapeuta especializado.

Abraços

Valdemir Gabriel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *